
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestre em Tecnologia Farmacêutica: Descoberta, Desenvolvimento e Produção Lund University

Introdução
Visão geral do programa
O programa de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica irá prepará-lo para uma carreira empolgante em produtos farmacêuticos, não importa se você pretende trabalhar na indústria farmacêutica, autoridades regulatórias ou para futuros estudos de doutorado. O programa é um dos poucos com uma abordagem ampla que inclui todo o processo farmacêutico; da descoberta e identificação da substância ativa ao desenvolvimento e produção do fármaco final, abrangendo tanto biomoléculas como pequenas moléculas farmacêuticas orgânicas. O programa tem como objetivo expor os alunos a cenários de desenvolvimento industrial tão autênticos quanto possível, com uma forte ênfase na prática de laboratório e aprendizagem baseada em projetos.
O programa de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica concentra-se em três áreas principais:
- Descoberta de drogas de pequenas moléculas orgânicas, incluindo farmacologia
- Descoberta de drogas biológicas, incluindo farmacologia
- Desenvolvimento de produto, produção e garantia de qualidade
O programa de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica envolve professores de vários departamentos de pesquisa interdisciplinar em Lund University . Baseia-se em colaborações bem estabelecidas com a indústria farmacêutica, bem como com outras universidades nacionais e internacionais altamente classificadas. Para o projeto final de tese de mestrado, essas colaborações fornecerão excelentes oportunidades de pesquisa além de Lund University em uma ampla gama de áreas de pesquisa relacionadas à farmácia, seja na academia ou na indústria. Os alunos deste programa farão parte de um forte ambiente de pesquisa internacional, com acesso a excelentes instalações laboratoriais e equipamentos essenciais utilizados na indústria farmacêutica.
Currículo
Estrutura do programa
Disciplinas obrigatórias:
- Química Medicinal (7, 5 créditos)
- Formulação e Produção Farmacêutica (7,5 créditos)
- Biofármacos (7,5 créditos)
- Projecto em Farmacêutica, Materiais ou Química (15 créditos)
- Projeto em Ciências da Vida incluindo Formulação (15 créditos)
Eletiva Obrigatória:
(pelo menos 15)
- Química Analítica Avançada (7,5 créditos)
- Química Orgânica (7,5 créditos)
- Química Biofísica (7,5 créditos)
- Química de Superfícies e Colóides (7,5 créditos)
- Qualidade e Segurança do Produto (7,5 créditos)
- Imunotecnologia (7,5 créditos)
Eletivos:
- Introdução aos Sistemas de Microfluídica e Lab-on-a-Chip (7,5 créditos)
- Quimiometria, DoE e Análise Multivariada (7,5 créditos)
- Engenharia de Proteínas (7,5 créditos)
- Fisiologia Humana (7,5 créditos)
- Processamento a jusante em Biotecnologia (7,5 créditos)
- Química Bioanalítica (7,5 créditos)
- Espectroscopia e Imagiologia por Ressonância Magnética (7,5 créditos)
Oportunidades de carreira
Perspetivas de carreira
A indústria farmacêutica experimenta uma procura contínua e crescente pelo recrutamento de colaboradores altamente qualificados, com conhecimento e conhecimento que abrangem todo o processo de desenvolvimento que conduz a um medicamento. Os graduados do programa estarão bem preparados para enfrentar os desafios futuros num ambiente farmacêutico internacional e multidisciplinar.
O programa está intimamente ligado a uma das regiões biotecnológicas mais fortes do norte da Europa, o Medicon Valley, que acolhe pelo menos 200 empresas farmacêuticas internacionais e afiliadas. Globalmente, a tendência de pequenas empresas fornecerem compostos de chumbo, métodos analíticos e soluções avançadas de formulação para grandes empresas farmacêuticas está se espalhando amplamente. Esta é uma indústria em rápido crescimento que precisa de funcionários qualificados.
Uma primeira posição provável para um estudante deste programa seria como químico orgânico ou analítico, como bioquímico que desenvolve novas substâncias farmacêuticas biológicas, como formuladores de novos medicamentos, numa posição no domínio da garantia da qualidade ou no âmbito de uma autoridade reguladora. Em alternativa, os licenciados poderão ter como objetivo a prossecução de estudos especializados como estudante de doutoramento.