
Mestrado in
Mestrado Internacional em Descoberta de Medicamentos Sustentáveis Ghent University - Faculty of Pharmaceutical Sciences

Introdução
Você está procurando um mestre internacional de primeira linha no campo inovador de biotecnologia farmacêutica? Então, o novo Mestrado Internacional em Descoberta de Medicamentos Sustentáveis (S-DISCO), recentemente selecionado pela Comissão Europeia, é algo para você.
Este programa de estudos de 2 anos, organizado por 4 universidades europeias (Universidade de Ghent, Universidade de Medicina de Gdańsk, Universidade de Lille e Universidade de Groningen), concentra-se na descoberta de medicamentos, que é a fase criativa e criticamente importante no início do ciclo de vida de um medicina que precede o desenvolvimento pré-clínico e clínico elaborado. O programa é único na medida em que dará atenção notável à sustentabilidade, um aspecto que atualmente recebe quase zero atenção nos programas de P&D da medicina tradicional, mas que rapidamente se torna um requisito de alta prioridade. Além disso, os cursos são ministrados não apenas por especialistas acadêmicos, mas também pela indústria e autoridades competentes. Combinado com o número limitado de excelentes alunos que serão permitidos, isso garante uma educação de alta qualidade, preparando os alunos para um futuro brilhante no campo farmacêutico-biotecnologia.
Galeria
Admissões
Bolsas e Financiamento
Estão disponíveis bolsas Erasmus Mundus (prazo de candidatura: 31 de janeiro de 2023).
Currículo
O mestrado internacional S-DISCO é um programa de estudo de 2 anos (120 ECTS) em inglês: 90 ECTS (semestres 1-2-3) consistem em aprendizado presencial e on-line e 30 ECTS (semestre 4) são dedicado a uma tese de mestrado. O programa é organizado por 4 universidades de alto nível, dando aos alunos a possibilidade de passar seu tempo em algumas grandes cidades históricas da Europa.
O programa é precedido por uma escola de verão de uma semana na Universidade de Ghent (final de setembro), a fim de atualizar suas competências iniciais enquanto desfruta da vibrante atmosfera da universidade e da cidade.
O primeiro semestre segue imediatamente após a escola de verão na Universidade de Ghent e apresentará aos alunos as amplas perspectivas e os fundamentos da descoberta sustentável de medicamentos. No final do primeiro semestre, os alunos experimentarão o dia S-DISCO, organizado na Universidade de Lille. Durante este dia, os alunos serão expostos às atividades de pesquisa de pesquisadores de doutorado, pós-doutorado e seniores, além de conhecer as partes interessadas industriais e governamentais em um ambiente informal.
O programa continua no segundo semestre, quando os alunos se mudam juntos para a Universidade Médica de Gdańsk, onde são ministrados cursos mais aprofundados sobre modelagem molecular, uso de ômicas na descoberta de medicamentos e análise verde.
O terceiro semestre ocorre na Universidade de Lille ou na Universidade de Groningen. São discutidas as diferentes etapas do processo de descoberta de medicamentos até o desenvolvimento de medicamentos, ou seja, triagem, identificação e validação de alvos, estudos pré-clínicos hit-to-lead até ensaios first-in-human. Ao selecionar a faixa de mobilidade apropriada, os alunos poderão se tornar mais proficientes em certos aspectos da descoberta de medicamentos, beneficiando-se da experiência específica da universidade parceira selecionada.
O último semestre é dedicado à execução e redação da dissertação de mestrado. A tese é realizada sob a supervisão de um professor de uma das quatro universidades do consórcio, mas com a oportunidade de ser hospedada em um parceiro acadêmico ou industrial internacional em todo o mundo.