
Doutoramento in
PhD em Imunologia Charles University Second Faculty of Medicine

Introdução
A imunologia é uma disciplina em evolução dinâmica que integra o conhecimento da biologia molecular e celular, fisiologia, histologia e morfologia funcional (no contexto da evolução e ontogênese) relevante para o sistema imunológico, uma unidade de autodefesa composta de moléculas, células que interagem funcionalmente. e tecidos envolvidos em respostas imunes. Os resultados da imunologia mostram um grande impacto em uma infinidade de campos biomédicos hoje. Tópicos como transplante, alergia, deficiência imunológica, autoimunidade, imunossupressão, imunoterapia ou imunidade antitumoral são áreas típicas de interesse para imunologistas. A imunologia cobre todos os níveis de conhecimento biológico de moléculas (citocinas, imunoglobulinas, receptores, moléculas de sinalização), células (uma ampla gama de células imunocompetentes), organismos inteiros (tendo modelos animais transgênicos em uso e a interação com o sistema imunológico está sendo investigada), e comunidades (evolução dos mecanismos imunológicos, por exemplo, frequências de diferentes alelos que regulam a resposta imunológica dentro de uma população). A imunologia clínica é uma importante especialização da imunologia emancipada, para a qual o sistema imunológico humano é objeto de estudos, e a compreensão do mecanismo de sua ação leva ao desenvolvimento de potenciais aplicações terapêuticas.
Normalmente, um estudo de pós-graduação de quatro anos em imunologia aprofunda a educação do mestrado com palestras mais especializadas e principalmente por educação científica intensiva pelo supervisor. Os cursos e palestras são ministrados por especialistas da Faculdade de Ciências e das Faculdades de Medicina da Charles University e, em grande parte, por especialistas dos institutos da Academia de Ciências da República Tcheca (principalmente IMG e IM). Os alunos estão a realizar teses de doutoramento, principalmente nestas instituições, mas também em hospitais, laboratórios clínicos ou empresas privadas - centros de desenvolvimento da biotecnologia. Os alunos relatam repetidamente o andamento de suas teses de doutorado em conferências, na forma de pôster ou apresentação oral. Para seus projetos, os alunos podem receber apoio por meio de várias chamadas de bolsas. Eles aprendem sobre a dimensão internacional da cooperação científica em laboratórios estrangeiros. O produto das atividades científicas associadas à elaboração de teses de doutoramento são numerosos posters e apresentações em conferências internacionais e publicações em revistas internacionais de impacto. A atividade principal do fiador do programa de imunologia, assim como dos imunologistas da Faculdade de Ciências, é a supervisão do projeto do aluno, a estimulação de seu trabalho experimental independente e a avaliação crítica da literatura primária. Para isso, disponibilizamos o curso Avanços em Imunologia (em inglês).
O programa é realizado sem nenhuma especialização.
Admissões
Oportunidades de carreira
Nosso graduado possui um excelente conhecimento da imunologia moderna, que vai desde as bases teóricas moleculares e celulares, passando pelos aspectos metodológicos práticos da imunologia experimental, até os fundamentos da imunologia clínica. Além do conhecimento especializado de imunologia em sentido estrito, eles também adquirem bons conhecimentos teóricos e habilidades experimentais práticas básicas em áreas relacionadas à biologia molecular e celular, bioquímica e microbiologia. Após a defesa da tese de doutoramento, os alunos estão familiarizados com métodos experimentais especializados, ferramentas de avaliação crítica da literatura e com princípios gerais de ética e soft skills do trabalho científico. Os graduados são capazes de resolver problemas teóricos e práticos que encontram em suas atividades de pesquisa. Eles se comunicam fluentemente em inglês científico avançado.