Descrição do programa
O que é engenharia biomédica?
É uma das empresas de engenharia com maior potencial de crescimento no futuro. Atualmente, inclui várias tecnologias emergentes, como biotecnologia, tecnologia da informação e novos materiais. Um programa que tem o desafio de incluir soluções para novos serviços de saúde, como bem-estar e prevenção.
Por que estudar engenharia biomédica?
Pelo trabalho multidisciplinar que integra o conhecimento da engenharia às necessidades da medicina.
Engenharia Biomédica é uma profissão com alto impacto no desenvolvimento do país.
A agenda colombiana de inovação e a Política Nacional de Prestação de Serviços de Saúde 2007 - 2010 do Ministério da Proteção Social, que estabelece "o fortalecimento da avaliação e incorporação de tecnologia biomédica" como um dos principais projetos melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Outros fatores que justificam a necessidade de profissionais nessa disciplina são o aumento da população adulta, vulnerável e com deficiência que demanda maior atenção do Estado e dos engenheiros biomédicos que promovem mudanças significativas no setor saúde.
Por que estudar engenharia biomédica no EIA?
20 anos de experiência formando engenheiros biomédicos de alta qualidade, reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua sólida formação em ENGENHARIA.
Interdisciplinaridade com outras engenharias que enriquecem o programa (mecatrônica, mecânica, sistemas e computação entre outras).
Acordos ACTIVOS para os alunos do programa, com os principais hospitais e clínicas da região metropolitana, onde realizamos rotações, práticas, creches e muitas outras atividades acadêmicas.
Primeiro programa credenciado na Colômbia, com professores de professores de outras universidades do país.
Grupos de pesquisa com ampla experiência, com 9 produtos em processo de patente e classificado como A em COLCIENCIAS.
Infraestrutura de laboratório com a mais recente tecnologia, recentemente renovada.
Parcerias internacionais na América, Ásia, Europa e Austrália com mobilidade ativa para o programa em universidades e clínicas de prestígio, algumas delas no ranking de Xangai.
Mais de 200 tecnologias desenvolvidas para população vulnerável e com deficiência, com participação dos alunos.
Importantes reconhecimentos nacionais e internacionais:
Único com 8 graduados do país premiados pela publicação MIT Technology Review em espanhol, que exalta a cada ano empreendedores e pesquisadores como os mais inovadores com menos de 35 anos na América Latina e no mundo, entre estes 8:
1 entre os 35 inovadores do mundo, o único latino-americano
3 entre os melhores da América Latina, de 5 colombianos reconhecidos.
Vencedores do Primeiro Concurso Nacional de Dispositivos Médicos da ANDI 2017.
ACCE / HTF 2013 International ACEW Award, um reconhecimento que é dado pela significativa liderança e apoio na gestão de tecnologias para o campo da saúde.
metodologia
O programa de Engenharia Biomédica é desenvolvido em modo presencial, apoiado por tecnologias de informação e comunicação como recursos educacionais que mediam o aprendizado.
Devido à formação em engenharia, o programa implementa a metodologia ativa de aprendizagem que vincula o aluno à solução de problemas do seu campo profissional e o torna mais envolvido em sua formação através do desenvolvimento de práticas experimentais, experiências de negócios, estudos de casos e projetos de aprendizagem, entre outros.
As aulas são projetadas como ambientes de trabalho acadêmico, onde o aluno reflete, discute com argumentos e propõe soluções alternativas para diferentes problemas de engenharia sob a orientação de um professor transformador de formas de pensar e agir de seus alunos para contribuir com o formação de melhores seres humanos e profissionais.